ambiente e as doenças do trabalho
TEMA:
COMO A SEGURANÇA E A SAÚDE NO TRABALHO CONTRIBUEM
NA PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DO TRABALHADOR
Equipe:
Juliane Petersen Colognesi
Viviane Furlan
Johann Montenegro
Ricardo Blasco Moreno
Piracicaba - 08/08/2015
Qualidade de Vida no Trabalho
• Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) em meados da década de 1970: termos como gerenciamento participativo e democracia industrial como seus ideais.
• Anos 80, adquire importância como um conceito globalizante, na busca de enfrentar as questões ligadas à produtividade e à qualidade total.
• QVT dialoga com noções como motivação, satisfação, saúde-segurança no trabalho, envolvendo discussões mais recentes sobre novas formas de organização do trabalho e novas tecnologias.
•A qualidade de vida do trabalhador vem recebendo atenção crescente de cientistas das áreas de saúde, ecologia, psicologia, economia, administração e engenharia bem como das empresas que têm proposto programas que buscam melhoraria nas condições de trabalho e de vida dos trabalhadores.
• A qualidade de vida do trabalhador não se restringe somente ao local e ao momento do trabalho, mas sim, possui relação com todos os outros aspectos que formam a vida das pessoas (trabalhador e sua família) como a satisfação pessoal, relacionamento familiar, oportunidades de lazer, dentre outros.
A qualidade de vida em seis dimensões ou domínios, segundo o autor Silva (1999):
Físico: engloba não apenas o quadro clínico do indivíduo (presença/ausência, gravidade/intensidade de
doença orgânica demonstrável), mas também, a adoção de uma alimentação saudável, a não aderência a hábitos nocivos de vida e, também, ao uso correto do sistema de saúde;
Emocional: envolve desde uma adequada capacidade de gerenciamento das tensões e do estresse até uma
forte autoestima, somadas a um nível elevado de entusiasmo em relação à vida;
Social: significa alta qualidade dos relacionamentos, equilíbrio com o meio ambiente e harmonia