ambiente virtual
Unidade Universitária de Ciências Exatas e Tecnológicas
Curso de Química Licenciatura
Professor: Fernando Afonso
Aula nº 5
Métodos de Separação de Misturas Homogêneas
Aula nº 6
Métodos de Separação de Misturas Homogêneas
Acadêmicos:
Arthur Raphael M. Castro.
Gustavo Barbosa dos Santos.
Jeverson Silva Lopes Soares.
Ricardo Caetano de Sousa Gomes Junior.
Anápolis 31/03/2011
1-Introdução
Mistura: associação de duas ou mais substâncias em porções arbitrárias, separáveis por meios mecânicos ou físicos e em que cada um dos componentes guarda em si todas as propriedades que lhe são inerentes. (MEDEIROS, M. A. 2009)
As misturas homogêneas são aquelas em que não são possíveis as distinções de fases (regiões visíveis da mistura onde se encontram os componentes), nem mesmo com um moderno microscópio eletrônico. Um grande exemplo é a água do mar: apesar da alta concentração de sais minerais, os mesmos não são distinguíveis em uma amostra. (César, J. 2009)
A destilação simples serve para a separação de uma mistura homogênea de sólido e líquido, como NaCl e H2O, por exemplo. É importante que os pontos de ebulição das duas substâncias sejam bastante diferentes. A solução é colocada em um balão de destilação, feito de vidro com fundo redondo e plano, que é esquentado por uma chama. A boca do balão é tampada com uma rolha, junto com um termômetro. O balão possui uma saída lateral, inclinada para baixo, na sua parte superior. Nessa saída é acoplado o condensador. (MARTINS, L. 2007)
O condensador é formado por um duto interno, onde em volta desse duto passa água fria corrente. Esse duto desemboca em um béquer ou erlenmeyer. (MARTINS, L. 2007)
Modelo de um destilador para destilação simples Destilação fracionada: método utilizado para separar misturas homogêneas, do tipo