Ambiente seguro
Curso de licenciatura Plena em Ciência da Computação
Segurança da Informação
Ambiente Digital Inseguro
Paulo Sergio Gonçalves Alonso
Cáceres/MT, novembro de 2004.
INTRODUÇÃO
Devido a expansão da Internet, e os padrões da mesma sendo aberto e de domínio público, pessoas ou organizações mal intencionadas pode interceptar dados que trafegam pela rede.
A questão da segurança da informação tornou-se nos dias de hoje um tema importante, pois a informação é um ativo, e como qualquer outro ativo tem um valor e necessita ser protegido, não somente aquelas empresas de médio e grande porte, mas também aquele comércio pequeno que possua somente um computador e utilize a internet, também aquele usuário doméstico que usa o computador para trocar correspondências eletrônicas de caráter pessoal, todos têm o direito que os dados que estão gravados na máquina se mantenham intactos e acessíveis somente às pessoas autorizadas.
Sabe-se que de acordo com o código penal, acessar, roubar, manipular e modificar informações alheias é um crime, e como todo crime, passível de punição. Mas, não é em todo caso que o infrator tem o objetivo de ganho financeiro, muitas vezes é a vontade e a curiosidade que estimular um indivíduo a quebrar os padrões de segurança.
Em muitos casos as medidas para evitar estes problemas não são seguidos como deveriam. É muito comum empresas e pequenos usuários adquirirem equipamentos de segurança, mas no futuro não se preocupam com atualizações ou até mesmo cometam erros de configurações.
È imprescindível que uma empresa ou até mesmo um usuário doméstico que usa como ferramenta de trabalho e/ou diversão internet tenha ferramentas devidamente configurada e atualizada e políticas de segurança para proteção das informações que possua.
Objetivos
1 Objetivo Geral
O objetivo geral desta pesquisa é mostrar e analisar as falhas