Ambiente Organizacional
O sucesso ou fracasso das organizações é diretamente influenciado pelo ambiente organizacional. Sua monitoração pode detectar potenciais oportunidades e ameaças para a empresa. Os administradores devem fazer uso da análise ambiental para compreender o ambiente e seus efeitos.
Segundo Bowditch e Buono (1997) os ambientes organizacionais diferem entre si. Seus componentes resultam de diversas teorias administrativas, nas quais as organizações além de serem vistas como um sistema aberto, precisam se adaptar às mudanças do ambiente externo.
A análise ambiental baseia-se principalmente na teoria dos sistemas e na abordagem contingencial. Para Sobral e Peci (2008) a expressão ‘ambiente organizacional’ faz alusão ao conjunto de forças, tendências e instituições, externas e internas à organização, que influencia seu desempenho.
Pelo fato de que nem todos os ambientes exercem a mesma influência na organização, a análise ambiental faz uma separação entre o ambiente externo e interno.
1.3.1 Ambiente externo
O ambiente externo é caracterizado pelo contexto no qual as organizações existem e atuam. É formado pelos elementos que se encontram fora dos limites da organização. Pode ser classificado em ambiente contextual e ambiente operacional.
1.3.1.1 Ambiente contextual
O ambiente contextual é o conjunto de fatores externos á organização, que influenciam de forma indireta. Este ambiente inclui cinco grupos de fatores que criam o contexto no qual a organização se insere e precisa responder. São eles:
a) Fatores demográficos: Estes fatores afetam o tamanho do mercado, as características dos clientes, a composição e oferta dos recursos humanos. Tudo isso, acaba influenciando os produtos ou serviços que uma empresa pode oferecer. O crescimento populacional influi no número de trabalhadores que entram para o mercado de trabalho, bem como no número de potenciais consumidores.
b) Fatores econômicos: Indicadores econômicos como produto interno