Ambiente Organizacional
O ambiente é uma força poderosa com impacto no sucesso ou no insucesso das organizações. Para compreender o ambiente e seus efeitos sobre as organizações, os administradores devem fazer uso da análise ambiental.
Ambiente Organizacional é o conjunto de forças, tendências e instituições, tanto externas como internas à organização, que têm potencial para influenciar o seu desempenho.
No entanto, nem todos os elementos do ambiente organizacional exercem a mesma influência na organização.
Para isso, a análise ambiental faz a distinção entre o ambiente interno e o externo.
O ambiente externo é o contexto no qual as organizações existem e operam, sendo constituído pelos elementos que se encontram fora dos limites da organização.
O ambiente externo pode ser dividido em dois substratos: o ambiente contextual e o ambiente operacional.
O ambiente contextual inclui todos os fatores que existem fora dos limites da organização, mas que independem da ação dela, tais como: fatores econômicos, políticos-legais, socioculturais, demográficos ou tecnológicos.
Afeta a organização indiretamente.
O ambiente operacional é diretamente relevante para o alcance dos objetivos da organização. É composto pelos fornecedores, clientes, empresas competidoras, agências governamentais.
Afeta a organização diretamente.
O ambiente interno é composto pelos elementos internos da organização, como trabalhadores, administradores, cultura organizacional, tecnologia, estrutura organizacional e instalações físicas.
Influenciam a adequação da empresa ao ambiente externo e consequentemente ao desempenho organizacional.
É o ambiente interno que marca a singularidade organizacional, uma vez que se refere aos pontos fortes e fracos particulares de uma organização.
Esses pontos fracos e fortes podem estar