Ambiente organizacional
O presente trabalho teve por objetivo estudar a relação entre a comunicação organizacional e o desempenho humano no interior de uma organização produtiva. Para esta pesquisa foi realizado um estudo de caso no setor produtivo de uma empresa de médio porte, do ramo de autopeças, em seu setor produtivo, localizada na região do Vale do Paraíba-SP. A coleta de dados deu-se por meio de aplicação de questionários junto a três gerentes e dez colaboradores. Os resultados mais significativos apontaram para uma distorção no processo de comunicação entre gerentes e colaboradores para o que se considera fundamental nas relações profissionais: enquanto o gerente acredita estar desenvolvendo um processo de comunicação eficiente, o colaborador se sente apenas como uma parte do processo produtivo, sem que suas opiniões sejam consideradas e seu desempenho seja salientado pelos seus pontos fracos e fortes. Conclui-se, pelos resultados apresentados, que existe um ruído no processo de comunicação entre os gerentes e colaboradores, e que o grau de esforço exercido por uma pessoa depende de sua percepção de confiabilidade, desejo de interação, receptividade dos dirigentes e informação ascendente sendo que o feedback é importante para a satisfação na realização do trabalho e alcance das metas organizacionais.
PALAVRAS-CHAVE
Comunicação organizacional, desempenho humano, processo de comunicação, rede de comunicações.
1
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL: FERRAMENTA GERENCIAL
ESTRATÉGICA PARA O DESEMPENHO HUMANO DOS COLABORADORES
1 INTRODUÇÃO
Comunicação, sem dúvida nenhuma, se tornou fator imprescindível no sucesso dos negócios em qualquer organização.
A comunicação nas empresas deve manter os empregados com informação e compreensão que lhes permita e os estimule a realizar suas tarefas com eficiência.
Todos os empregados, inclusive os gerentes, exigem informação adequada sobre os aspectos motivadores, coordenados e técnicos, de seus cargos para melhorar o