Ambiente Estupido
PROJECT management
MERCADO
A Chave para o Sucesso do
Gerenciamento de Projeto
É “O Ambiente” – Estúpido!
*
Nota do autor : a escolha do título deste artigo não tem a intenção de ser pejorativa.
É um jogo de palavras com a famosa frase da campanha presidencial de Bill Clinton, em 1991/92: “É a Economia – estúpido!”
*
Lee R. Lambert, PMP
Lambert Consulting Group
Dublin, Ohio, USA
u, recentemente, aprendi com a falha em um dos nossos projetos, um cliente altamente respeitado no mundo dos negócios e mais especificamente no mundo do gerenciamento de projeto. Com a devida permissão de citar, não se trata de uma experiência de desempenho opaco, como a do Boston’s Big Dig que terminará com seis anos de atraso e gastando $12 bilhões a mais que o esperado1. Para a maioria dos negócios, um projeto com um gasto de $2 milhões a mais do previsto não é algo para se dar risada – é uma falha. Um projeto com falha é um projeto fracassado!
Quando um projeto fracassa, dinheiro e reputações corporativas são perdidos e, quase sempre, as carreiras das pessoas envolvidas são impactadas negativamente.
“Big Dig’s Parks Project Facing Delays”, Anthony Flint, The Boston Globe, 24 de Janeiro, 2004.
1
A Década é do Plano de Carreira
No fim dos anos 90, Thomas Stewar t escreveu na revista For tune que o gerenciamento de projeto seria a opção de carreira com crescimento mais rápido da década seguinte2. E, como prever o futuro, Stewar t não poderia ter sido mais preciso. Stewar t usou o Programa de Cer tificação PMP – Project
Management Profissional do PMI3 como uma escala, e observou que este tipo de carreira cresceu, o número de membros neste grupo de elite de “profissionais cer tificados PMP” cresceu de 6.516 no fim de 1998 para mais de 76 mil no começo de 2003.
Atualmente os profissionais de gerenciamento de projeto têm à sua disposição ferramentas sofisticadas e grande capacidade de processamento de informação. Estes mesmos profissionais foram expostos a opor tunidades