AMBIENTE, ESPAÇO URBANO E TECNOLOGIA
Quando falamos em ambiente natural nos referimos à interligação dos elementos da natureza não modificados pelo Homem, como as matas, florestas e campos, os rios e lagos e os animais, que neles habitam, e também a energia solar, a atmosfera, a temperatura, os ventos, etc.
Já o ambiente modificado é fruto do processo histórico de transformação sócio-econômica e político-cultural da humanidade.
No meio ambiente natural existe um equilíbrio harmônico entre os elementos que o compõem. Por sua vez, as modificações produzidas pelo Homem alteram, e às vezes para sempre, esse equilíbrio.
A) Explique a importância do planejamento urbano.
O planejamento urbano é a elaboração e o desenvolvimento de programas que buscam melhorar ou revitalizar as cidades, objetivando melhorar a qualidade de vida da população. São os chamados planos diretores das cidades, que lidam com a estruturação e ocupação do espaço urbano. Trata-se de estudo imprescindível para que uma cidade cresça sem causar danos aos habitantes ou ao meio ambiente.
B) Quais as consequências (para o ambiente) da falta de planejamento urbano?
As cidades que se desenvolvem sem um planejamento adequado acabam por ter consequências graves, como a falta de saneamento básico que pode provocar doenças, enchentes, alto custo de manutenção dos serviços públicos como coleta de lixo e abastecimento de água, dentre outros problemas, como o processo de favelização e aumento da criminalidade.
Qual a diferença entre a cidade e o espaço urbano?
O espaço urbano apresenta organização e hierarquia próprias de uma dinâmica orientada pelas diversas atividades econômicas e pelos interesses daqueles que direcionam a produção da cidade. Nesse sentido, ele é produzido de forma a garantir a reprodução das relações sociais de produção, cuja ordenação apóia-se no sistema capitalista. Desse modo, deve-se considerar que ele está sujeito a transformações de