Ambiente escolar
Autores Rodrigo Pinheiro Pizzelli
Orientador Maria Rita Marques de Oliveira
Apoio Financeiro Fae
1. Introdução
A extensão é uma forma da comunidade universitária colocar em prática os conhecimentos produzidos no seu interior, aproximando o saber popular ao saber erudito. A aproximação se dá por meio do diálogo, havendo aprendizado em ambas as partes. A saúde e a nutrição são alvos importantes da extensão universitária.
Atualmente há evidências epidemiológicas demonstrando que os desvios nutricionais, por carências ou excessos, precipitam doenças incapacitantes ou mortais e influenciam o desenvolvimento físico, mental, e social dos indivíduos e as suas condições de saúde, nos diversos estratos populacionais, exigindo que sejam desenvolvidas ações de intervenção. Assim, entende-se que a educação em saúde e nutricional é necessária à promoção da saúde e, que a educação popular e problematizadora é a melhor opção de instrumento pedagógico, bem como a escola é o melhor lugar para o desenvolvimento dessas ações. A escola, por compor um centro de ensino-aprendizagem, convivência e crescimento importante, é nela que se adquirem valores vitais e fundamentais. Sendo o lugar ideal ao desenvolvimento de ações educativas na promoção à saúde, atuando com grande influência, pois crianças e adolescentes estão em fase de desenvolvimento do seu comportamento, conhecimento, o senso de responsabilidade e a capacidade de observar, pensar e agir (PELICIONI; TORRES, 1999).
2. Objetivos O objetivo deste projeto é buscar a segurança alimentar e nutricional utilizando o ambiente e a comunidade escolar, sendo este entendido como um lugar favorável à promoção da saúde. Por isso, buscamos sensibilizar os professores a realizar atividades educativas de alimentação equilibrada com os escolares e melhorar sua qualidade de vida.
3. Desenvolvimento
1/7
O