Ambiente empresarial
É possível evitar erros comuns para que o momento da demissão se torne menos turbulento tanto para o chefe como para a equipe.
Ter de despedir alguém é horrível, tanto para a pessoa que esta despedindo quanto, obviamente, para aquele que é despedido. Mesmo a maior parte dos bons executivos considera tal tarefa extremamente difícil. Para quem é despedido, trata-se do pior dia de sua vida profissional. Portanto, o que fazer para que esse momento seja o menos doloroso e turbulento possível. A resposta é bastante simples: é preciso que os executivos encarem a demissão como um processo que exige controle absoluto e estejam atentos ao que devem e não devem fazer. Para isto vamos analisar alguns procedimentos que devem ser realizados.
2 DESENVOLVIMENTO
O aviso prévio é a forma de comunicar antecipadamente o empregador ou empregado sobre o fim do contrato. Para aqueles trabalhadores que possuem menos de um ano de serviço na mesma empresa, estes terão o direito de ter o aviso prévio de 30 dias. Já para aqueles que possuem mais de um ano na empresa, o aviso prévio de trinta dias, será acrescido mais três dias por serviços prestados, levando até o máximo total de 90 dias.
• Demissão sem justa causa, dispensando o empregado do cumprimento do aviso;
• Demissão sem justa causa, exigindo do empregado o cumprimento do aviso;
• Pedido de demissão por parte do empregado e comunicação de que este cumprirá o aviso;
• Pedido de demissão por parte do empregado e comunicação de dispensa do cumprimento do aviso;
O pagamento do aviso prévio deve ser até o 1º dia útil imediato ao término do aviso trabalhado ou do contrato por prazo determinado, um exemplo contrato de experiência. Até o 10º dia, contado da data da notificação da demissão, quando da ausência do aviso prévio, indenização do mesmo ou dispensa de seu