Ambiente educação
Todo ser humano pode desenvolver varias capacidades através de atividades lúdicas incorporando á pratica educacional, brincadeiras e jogos proporcionando uma aprendizagem com significados construtivos para crianças e jovens ao relacionar a teoria e a prática. Ao se divertir o individuo desenvolve um comportamento individual e também em grupo, aumentando seu autoconhecimento e a troca de informações por meio de ações de incentivo a capacidade de criatividade e de iniciativa. No entanto, cada faixa etária possui um procedimento diferenciado na sua aplicação conforme a necessidade especifica da idade a ser trabalhada.
Apresentação
Todo o ser humano pode beneficiar-se de atividades lúdicas, tanto pelo aspecto de diversão e prazer, quanto pelo aspecto da aprendizagem. Através das atividades lúdicas desenvolvemos várias capacidades, exploramos e refletimos sobre a realidade, a cultura na qual vivemos, incorporamos e, ao mesmo tempo, questionamos regras e papéis sociais. Podemos dizer que nas atividades lúdicas ultrapassamos a realidade, transformando-a através da imaginação. A incorporação de brincadeiras, jogos e brinquedos na prática pedagógica, podem desenvolver diferentes atividades que contribuem para inúmeras aprendizagens e para a ampliação da rede de significados construtivos tanto para crianças como para os jovens.
Objetivos
Este estudo visa mostrar aos educadores, a importância das atividades lúdicas para o desenvolvimento do ser humano, em uma perspectiva social, criativa, afetiva, cultural e histórica. Como também compreender e relacionar as atividades lúdicas ao desenvolvimento de crianças e jovens, estabelecendo uma articulação entre a teoria e a prática educativa, através de leituras específicas e vivências de atividades práticas, reconhecendo como utilizar atividades lúdicas no âmbito escolar, permitindo um melhor direcionamento no seu trabalho pedagógico.
Metodologia
Durante as