Ambiente educativo
O poema “O homem, as viagens” de Drummond descreve a necessidade que o homem tem de viajar (adentrar) pelo interior de sua alma.
O homem e um se social e necessita da convivência humana que depende da sua capacidade de dialogar, experimentar e solidarizar, assim também funciona a política publica.
“Humanizar SUS” que estabelece trocas solidaria que fazem com que a saúde melhore através da construção de um novo sujeito (um homem com ações humanizadoras).
O poema começa falando da dificuldade do homem em enxergar a si mesmo, os seus defeitos, as suas qualidades, saber o que deve ou não fazer, o homem esta virando uma “coisa” e por isso esta se tornando angustiado, a era moderna produz uma frustração pelo egoísmo, por causa da expansão e apropriação (tudo é seu). O poema e uma criticam a este homem que só pensa em si. O homem e um ser destrutivo, esta usando o conhecimento para eliminar outros a quem considera diferente. O ser humano tem medo de experimentar ajudar, de se humanizar de conviver.
A política humaniza SUS apresenta informações importantes para implantação de um processo de humanização dos serviços de saúde, tem como princípios fundamentais o respeito as especificidade de cada instituição, estimula cooperação entre as mesmas pela troca de experiência produzida que visam à qualificação do serviço publico de saúde, portanto tem caráter humanizador e estimula a comunicação, o respeito e a solidariedade.
Para com esta desumanização na saúde, exige algumas ações como ouvir o paciente, escutar as suas informações e parar de tratarmos como simples