AMBIENTE DOS NEGÓCIOS NO BRASIL
1 INTRODUÇÃO 3
2 AMBIENTE NACIONAL 4
3 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA 5
4 CARGA TRIBUTÁRIA x INABILIDADES ADMINISTRATIVAS 6
5 CONCLUSÃO 7
6 REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
Apesar do enorme potencial e um grande número de empresas e empresários no nosso País. O Brasil ainda consta com falhas na questão das leis e procedimentos para a melhoria do ambiente empresarial. Nesse trabalho vamos analisar os inúmeros problemas que existe no Brasil em questões para abrir, regularizar, e para a funcionalidade dessas empresas. Podendo até impedir que elas passem mais tempos o no mercado nacional. Ocasionando assim o seu fechamento.
2 AMBIENTE NACIONAL Em comparação com muitos outros países no mundo, o Brasil ainda está atrasado em termos de transparência, simplificação e integração de processos de interessa das empresas nacionais. Isso diz respeito a obtenção e renovação de licenças para as empresas, cumprimento de obrigações tributárias e previdenciárias e operações de exportação e importação. O comparativo do Brasil com outros países, feito a partir do relatório Fazendo Negócios do Banco Mundial, mostra que países como: Alemanha, Arábia Saudita, Canadá, Catar, Chile, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, México, Nova Zelândia, Portugal, entre outros. Por razões das leis existentes neles, reduz a burocracia para a abertura de uma empresa.
Um relatório do Banco Mundial mostra que o prazo para abertura de uma empresa no Brasil, alcança média de 107 dias, já na Nova Zelândia 1 dia, em Cingapura 3 dias, apesar do Brasil ter recebido, como tais países, nota 10 no caso de obtenção e renovação de registros e licenças para as empresas.
3 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA É comum fazer distinção entre Microeconomia e Macroeconomia. A Microeconomia respeita ao estudo do comportamento dos agentes econômicos,