Ambiente dos negocios
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 5
2.1 As Mudanças Politicas e econômicas 5
2.1.1 Edições de Leis,decretos e medidas provisorias 6
2.1.1.1 Influências no mundo dos negócios e no universo contábil 7
3 MEDIDAS MACROECONÔMICA E MEDIDAS MICROECONÔMICAS 9
3.1 OS BENEFICIOS SOCIOECONÔMICOS DAS MUDANÇAS NA MICROECONÔMIA 10
3.2 A CARGA TRIBUTÁRIA NO BRASIL X INABILIDADES ADMINISTRATIVAS 10
4 CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12
1 INTRODUÇÃO
Torna-se cada vez mais relevante no ambiente dos negócios o olhar da janela ou, como alguns gostam de chamar, o olhar para fora.
Quando vivíamos em ambiente sem ou com pouca competição, a prática de só ficar olhando para o umbigo, olhando para dentro das organizações, era considerado sinônimo de boa prática de gestão. Significativa, então, preocupação com o dia a dia. Por isso, tivemos durante tanto tempo práticas de controle como referencial de bom gerenciamento. Inclusive, uma boa parte da Teoria de Administração de Empresas do Século XX foi concebida sob o olhar interno, por meio do qual os ganhos de produtividade representavam sinal de sucesso. Fazer com menos era a motivação principal.
Com o crescimento da competição no ambiente dos negócios, além do olhar interno, que deve acompanhar qualquer organização, tornou-se estratégico o olhar externo. Isso porque os negócios passaram a ser fortemente influenciados por fatores de fora da ambiência das organizações. A concorrência, a atuação governamental e o comportamento do consumidor, para listar alguns pontos apenas, tornou-se fatores fundamentais para o posicionamento das empresas.
Não é de agora que os empreendimentos precisam monitorar o ambiente externo nos aspectos demográfico, econômico, tecnológico, político, legal, social, ambiental e cultural. A análise de ambiente externo é um ponto estratégico, pois é ponto-chave para a plena percepção da relação entre atratividade e risco.
Já existem