ambiente dos negocios no brasil
GESTÃO INDUSTRIAL
.
2014
1 INTRODUÇÃO
A gestão na indústria é uma tarefa compartilhada de forma sincronizada, num ambiente de muita sinergia, entre as áreas estratégicas de produção, engenharia, manutenção, marketing, vendas, finanças, pesquisa e desenvolvimento, recursos humanos, entre outras.
Essa competitividade, com crescimento sustentável e geração de lucro aos acionistas, estão diretamente relacionados à capacidade dos gestores da indústria em se adaptar a esses cenários, desenvolver e pôr em prática estratégias de médio e longo prazo, de forma a tornar a empresa bem sucedida entre seus principais concorrentes.
A Contabilidade Industrial é o ramo da Contabilidade Geral, aplicada às empresas industriais. A particularidade de sua aplicação às indústrias é a contabilização dos custos industriais, pois no restante em nada se distinguem da Contabilidade aplicada aos demais tipos de empresas.
A Contabilidade é o ramo que se destina a produzir informações para os diversos níveis gerenciais de uma entidade, como auxílio às funções de determinação de desempenho, de planejamento e controle das operações e de tomada de decisões. Dentro do mercado consumista, existem aglomerados de pessoas nos quais possuem seus próprios gostos e preferências por determinadas coisas. Dessa maneira, para tentar agradar diversos gêneros, dividiu-se o mercado em formas de segmentos.
No presente trabalho serão abordadas definições conceituais e teóricas, sobre critérios de rateio dos custos indiretos, custeio por absorção, produtos em processo, produtos acabados, unidades equivalentes de produção, formação do preço de venda com base nos custos e no mercado. Abordaremos também, uma análise do custo volume e lucro mostrando a margem de contribuição e o ponto de equilíbrio.
2 DESENVOLVIMENTO
Entre a apuração do “custo” das vendas de uma indústria quando comparada a uma