AMBIENTE DE NEGÓCIOS NO BRASIL
A palavra ambiente, segundo o dicionário Priberam de língua portuguesa tem sua origem no latim e denota expressões como cercar ou rodear – “envolve ou está em volta de alguma coisa ou pessoa” (Priberam). Segundo a mesma fonte citada no sentido sociológico demonstra o “conjunto das circunstancias culturais, econômicas, morais e sociais em que vive o indivíduo”. Partindo do sentido sociológico trazido pelo dicionário para a palavra ambiente têm-se melhores condições para adentrar ao tema deste trabalho: Ambiente dos Negócios no Brasil.
E justo expor que a temática ora tratada não pode ser destrinchada com um grau de profundidade razoável haja vista a grande quantidade de variáveis que teriam de ser analisadas para um estudo mais profundo e detalhado do ambiente de negócios brasileiro, dessa forma é correto expor que serão considerados apenas dados rasos trazidos à tona por entidades como a Federação das Indústrias do Brasil, o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas, a Endeavor Brasil e etc.
O Brasil é um país democrático republicano inicialmente colonizado por uma nação europeia (Portugal) e cuja população inicial consistia em criminosos portugueses exilados nos trópicos e índios nativos. Na condição de colônia portuguesa ensaiou seus primeiros passos no cenário econômico da época em 1808 com a chegada da família Real portuguesa que fugia da sangria de Napoleão Bonaparte Imperador francês que naquele momento cortava a cabeça de reis por toda a Europa.
Separado de Portugal em 1822 pela negativa de D. Pedro II em retornar para Portugal, com a força da mão de obra escrava trazida dos porões dos navios vindos do continente africano teve sua economia totalmente voltada para a agricultura com plantações de cana de açúcar no nordeste e de café no sul e sudeste. Independente de Portugal e governado sob o regime monárquico até 1889 ano em que fora proclamado república, um ano antes devido às pressões da Inglaterra fora