Ambiente de aprendizagem baseado na web 3.0
A incorporação das idéias da Web 3.0 nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem tradicionais parece ser um caminho a ser seguido. Nestes novos ambientes espera-se que o aluno possua uma liberdade maior, permitindo a escolha e a incorporação de conteúdos e funcionalidades de diferentes ferramentas e serviços oferecidos pela Web, sejam eles provenientes de provedores de educação formal ou de fontes informais de conhecimento. Além disso, a possibilidade de exportar seus próprios serviços para outras aplicações pode fazer com que a convivência entre diferentes ambientes seja facilitada.
Acreditando na hipótese de que a definição de uma abordagem genérica de integração automática de aplicações Web 3.0, a partir de suas APIs, pode facilitar a criação de um ambiente de aprendizagem onde os alunos sejam capazes de escolher suas próprias ferramentas, este trabalho propõe um modelo de integração que viabiliza a criação de um ambiente que seja de fácil utilização por usuários não técnicos, e que permita a incorporação de qualquer aplicação escolhida livremente.
Para demonstrar a viabilidade da aplicação desta solução, foi desenvolvido o AvaNCE - um protótipo do ambiente proposto - que oferece ao usuário a possibilidade de incorporar automaticamente, qualquer aplicação externa que possua uma API aberta descrita formalmente com WADL Além disso, ele oferece ainda a possibilidade de exportar suas aplicações para outros ambientes.
A evolução da Web
Tecnologia é algo que assusta e encanta. Toda vez que aparece uma novidade sinto um frio na barriga, num misto de curiosidade e medo pelo que ela (a nova tecnologia) pode provocar em nós.
Em pouco tempo são lançados aparelhos que transformam a magia em realidade, destituindo os efeitos do (antigo) caleidoscópio em pontos de vista 3D. Lançado pela Samsung em março, o celular W960 que conta com um software que converte imagens em 2D para 3D. Na posição vertical, as imagens parecem bidimensionais, mas é só virar o