Ambiente Cultural Cia Hering
No histórico da marca Hering é possível observar mudanças de produto, da logomarca, além do slogan que a acompanhou. No passado os produtos eram simples, ou seja, produtos com acabamento simples, sem grandes detalhes, pouca estamparia, sem bordados, sem apliques, produzidos em grandes volumes e com pouca variedade.
Hoje, além de peças básicas, há produtos elaborados, que exigem um maior desenvolvimento do produto desde a modelagem, acabamento refinado, maior exigência de qualidade, com alto nível de dificuldade de produção, lotes menores e a empresa aposta no fast fashion, a troca rápida de coleções. Pela mudança no posicionamento tem-se agora a necessidade de analisar a percepção dos clientes multimarcas da marca Hering referente ao posicionamento como moda acessível.
A empresa planejou um reposicionamento para moda acessível, para atingir também as classes B2 e C.
De acordo com o resultado de uma pesquisa entregue no início de 2007 a marca Hering é o motor do crescimento da empresa por sua importância no resultado da companhia, bem como pelo seu potencial: marca muito conhecida, aceita em todas as classes (A-C) e idades (20+), aceitação de camisetas para outras categorias e de básico para moda. De acordo com os resultados da pesquisa realizada pela as classes A e B1 consideram a marca Hering cara e as classes B2 e C incomparável.
A consultoria apontou formas de reposicionamento para também atender a classe média que seria fundamental para o crescimento da empresa:
a) definiu a expansão do público-alvo para B2 e C, além do A e B1;
b) marca mais acessível: oferta de crédito e estratégia de produtos mais acessíveis;
Foi abordado também qual a opinião com relação à abrangência de classes, se não seria um contra censo do que novos estudos e novas estratégias de mercado estão focados em segmentar cada vez mais o seu público. O entrevistado relatou que a princípio pode parecer, mas as pesquisas apontam que a marca não sofre rejeição de