AMBIENTE BIOCLIMATICO
A terra é um planeta integrante do sistema solar, que se encontra em volta de uma camada gasosa. E é o terceiro planeta mais próximo do sol dos 8 planetas que o compõem. Cuja a espessura e características físicas ainda carecem de estudos mais aprofundados, para sua exacta definição. A superfície física do globo terrestre apresenta duas porções: uma sólida, a Litosfera, camada sólida e outra líquida, a Hidrosfera.
QUANTO A DIMENҪÃO
Considera-se que a maior parte do planeta terra é ocupada pelas águas do mar. e que essa parte está em forma elipsoidal que é chamada de geóide. Ainda assim o geoide não é uma superfície geometricamente definida, uma vez que as medições geodésicas permitem afirmar que a forma que mais se aproxima da forma real da terra é uma elipsóide de revolução ( sólido criado pela rotação de uma elipse em torno do eixo dos pólos).
A ÓRBITA DA TERRA
A terra é forcada pela poderosa gravidade solar a descrever uma órbita levemente elíptica, com um raio de aproximadamente 150 milhões de quilómetros.
Uma órbita completa demora aproximadamente 365 dias (mais precisamente 365,256 dias) a cumprir. Para mantermos o nosso calendário regulado pelo sol, temos normalmente três anos normais de 365 dias, seguidos de um ano bissexto (366 dias) a intervalos de 4 anos.
A TERRA QUANTO A FORMA
A terra tem uma forma esférica, a sua superfície mede 500,1 M km e é animada pelos movimentos de rotação e translação. As provas disso são muito conhecidas, como a do barco que se afasta ou que se aproxima da costa e a da sombra circular da Terra projectada na Lua durante um eclipse desta e já apontada por Aristóteles no século IV a.C. mas hoje são as fotografias tiradas de naves espaciais que fornecem a prova mais clara e expressiva da esfericidade da terra.
A TERRA E SEUS MOVIMETOS
A terra descreve uma rotação completa em torno do seu eixo em cada dia, provocando a alternância entre luz e escuridão. O eixo de rotação da terra pode ser