Ambiente Alfabetizador
CURSO DE PEDAGOGIA
Projeto Profissional Interdisciplinar
Ambiente Alfabetizador
SÃO PAULO
2013
INSTITUTO SUMARÉ DE ENSINO SUPERIOR
CURSO DE PEDAGOGIA
Projeto Profissional Interdisciplinar
SALA DE LEITURA
SÃO PAULO
2013
RESUMO
Pretende-se com este projeto investigar como é realizado o trabalho de leitura no espaço educacional da educação básica.
Apresentaremos a escola do ensino fundamental como unidade de pesquisa teórica desse projeto para a verificação de possibilidades de praticas leitoras, de alfabetização e letramento, está como discutir a possibilidade de uma educação interdisciplinar tendo como eixo as duas áreas citadas.
INTRODUÇÃO
Este trabalho iniciou no projeto interdisciplinar do curso de pedagogia cuja pesquisa será alfabetização e letramento.
Segundo Galvão e Batista (2000), desde o século dezenove a escola primaria brasileira, hoje escola de ensino fundamental, via a formação do leitor como um processo basicamente em transmissão de habilidades de leitura e escritas bem como as regras de ortografias de português, havia também uma forte preocupação com a transmissão dos conteúdos instrutivos das regras e dos modelos de comportamentos, ou seja, eram ensinados aspectos morais ideológicos de sociedades, neste sentido além dos livros didáticos eram usados como materiais de leitura o código criminal e a bíblia sagrada.
A partir do século vinte observou-se na escola primaria brasileira uma suposta evolução em relação ao ensino da leitura buscando contemplar o uso social da linguagem escrita na sua adversidade dos modos diferenciados e foi introduzido um conjunto de texto que antes eram proibidos na escola, tais como:
Quadrinhos, rótulos, tabelas, placas, publicidades entre outros. No sentido de tornar a leitura escolar algo significante que tivesse um