Ambientação
OBJETIVOS
O Ambientação é um programa de comunicação e educação socioambiental concebido pela Fundação Estadual do Meio Ambiente – Feam, com o objetivo de promover a sensibilização para a mudança de comportamento a partir da inserção da dimensão ambiental nas atividades da administração pública estadual, com os seguintes objetivos específicos: estimulo a reflexão e a mudança de atitude; motivação para ações ambientalmente corretas; uso racional dos recursos disponíveis; destinação adequada dos materiais recicláveis e eficientização na gestão de recursos.
Dessa maneira é fundamental sensibilizar e conscientizar os funcionários públicos sobre a importância do consumo consciente, redução dos desperdícios e reaproveitamento de materiais para se diminuir a geração de resíduos em seu cotidiano.
Além disso, destinar separadamente os tipos de resíduos descartados no ambiente de trabalho ou em casa, torna-se uma demonstração de consciência ecológica e também de responsabilidade social, tendo como benefícios a proteção dos recursos naturais e a geração de renda para famílias que vivem da reciclagem.
De acordo com a Lei Estadual 16689 de 2007 os órgãos e entidades da Administração Pública direta e indireta do Estado devem instituir coleta seletiva, uma prática que incentiva outros setores da sociedade a assumirem suas responsabilidades quanto à gestão adequada dos resíduos sólidos.
Portanto, objetivando a diminuição da geração e a destinação adequada dos resíduos sólidos na administração pública do Estado, o Ambientação tem como finalidade o desenvolvimento de ações voltadas para o consumo consciente, redução e reaproveitamento de materiais, além da implantação de processo de coleta seletiva e seu devido monitoramento, em busca da sustentabilidade ambiental do planeta.
MÉTODOS
Fundamentado nos principais aspectos ambientais encontrados em edificações públicas, capazes de gerar impactos negativos no