ambiental
MÉDIA: AVALIAÇÃO DO POSICIONAMENTO DOS ALUNOS EM RELAÇÃO A ASPECTOS CONTROVERSOS doutorando - UNESP-Araraquara - SP professor doutor – UNESP–Rio Claro - SP
O ensino médio tem o papel fundamental de formar cidadãos que sejam capazes de opinar a cerca de fatores sociais , políticos e até científicos. Um tema atualmente evidenciado é o meio ambiente que por ser multifacetado pode englobar várias disciplinas. Em meio a imensidão de ramificações que tal tema pode abordar está a produção de energia elétrica em larga escala que está entre os conteúdos do ensino da Física a ser desenvolvido no nível médio da escola formal. Um trabalho com esse tema pode possibilitar ao professor de Física a oportunidade de enriquecer as aulas com a exploração de outros aspectos, além dos técnicos, tais como sociais, ambientais e políticos. Tal possibilidade é também vislumbrada nos PCNs.
Tendo em vista as questões apresentadas, o objetivo deste trabalho constitui-se em:
- Avaliar se os alunos do ensino médio de uma escola pública da diretoria de ensino de
Araraquara-SP são capazes de identificar e relacionar aspectos positivos e negativos à produção de energia elétrica em larga escala antes que estas sejam discutidas em atividades de ensino.
- Avaliar se os alunos são capazes de identificar e relacionar aspectos positivos e negativos à produção de energia elétrica em larga escala à medida que diferentes atividades de ensino que tragam essa questão para a sala de aula vão sendo desenvolvidas .
- Analisar o posicionamento dos alunos quando são colocados frente a questões dessa natureza e avaliar se, a partir da leitura de um texto que explicita aspectos da temática ambiental, os alunos são capazes de reconhecê-los de forma articulada com outros elementos da realidade.
O procedimento aplicado para a caracterização deste quadro foi, primeiro, realizar um levantamento bibliográfico a cerca de inforamações sobre