ambiental
A utilização racional dos recursos naturais, com a consciência comprometida com a responsabilidade ambiental e um dos maiores desafios da humanidade na atualidade. A busca por produções alternativas que minimizem os danos ao ecossistema e que permitem a renovação de seus recursos. A gestão ambiental surge como ferramenta que pode contribuir com a transformação do cenário.
A população deve ter a mudança no comportamento, nas tomadas de decisões a fim de garantir a sustentabilidade nos processos produtivos, zelando e reservando o meio ambiente para as gerações futuras, que tenham um ambiente que lhe proporcionem qualidade de vida e perspectiva de futuro. Sendo que a consciência individual é o ponto de partida as transformações que garantirão um ambiente mais equilibrado e harmonioso a todos.
Palavras chave
Resíduos sólidos, meio ambiente, recursos naturais, produtos químicos
DESENVOLVIMENTO
No inicio do desenvolvimento industrial a sociedade não tinha muito consciência sobre os danos que causariam ao meio ambiente com o extrativismo abusivo de material orgânico. Não existem muitas preocupações ate a década de 1970 eram cobradas as normas de poluição determinadas pelos órgãos reguladores. As indústrias limitavam-se ao cumprimento destas normas e segurança do trabalho. “DONAIRE (apud PETRONI, AGUIAR, 2001, p.4) afirma que com a consolidação da bioética global, no final da década de 1980, surge uma nova realidade socioambiental, redundando na mudança comportamental de postura do mundo empresarial. Fica para trás a velha forma de perceber o ambiente e de reação aos seus problemas. Gradativamente, começa-se a encarar a nova postura de responsabilidade ambiental como algo imprescindível à