Ambiental e Recursos naturais
FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS - FES
DEPARTAMENTO DE ECONOMIA E ANÁLISE - DEA
Matéria: Economia Ambiental e Dos Recursos Naturais
Docente: Lincoln Antônio Campos Alves
Aluno: Kássio Willi Cruz de Paiva – 20771679.
Terra, um sistema complexo dinâmico e adaptativo.
De um ponto de vista global, importa referir o Sistema Terra. O mesmo é constituído por cinco subsistemas, entre eles, a Noosfera, Biosfera, Atmosfera, Hidrosfera e Litosfera. Fenómenos meteorológicos extremos mais frequentes e mais intensos (ciclones, tufões, furacões, tempo seco); Verões mais secos e prolongados no nosso país, notícias de aumento da temperatura média da atmosfera do planeta, degelos no Ártico, no Antártico e nos glaciares das montanhas. Aumento da temperatura dos oceanos. Desertificação. Seca. Incêndios florestais. Este é o cenário evidente das alterações climáticas que conceito que já parece fazer parte do senso comum.
O efeito de estufa é um fenómeno natural. A terra emite para o espaço a mesma quantidade de energia que recebe de radiação solar, com vista à manutenção do seu equilíbrio térmico. No entanto, devido à atividade do homem, resulta um adicionamento de GEE (Gases de Efeito de Estufa), ampliando a concentração de energia, o que reduz a eficiência com que a terra se resfria. São considerados os Gases de Efeito de Estufa, GEE: Dióxido de Carbono (CO2), Metano (CH4), óxido de Azoto (NO2), o hexafluorcarbonetos de enxofre (SF6), acompanhados por Hidrofluorcarbonetos (HFCs) e Perfluorcarbonetos (PFCs). Dos GEE, assume particular importância o CO2, uma vez que o volume das suas emissões par a atmosfera representa algo em torno de 55% do total das emissões de GEE e o tempo da sua permanência na atmosfera é de pelo menos 100 anos.
O CO2 aumentou de volume de 280 partes por milhão antes da Revolução Industrial ( meados séc. XVIII ), para quase 360 partes por milhão nos dias de hoje. A velocidade e a intensidade observados nesse período