Ambev
Além da conhecida eficiência operacional, atribuída ao estilo de seus acionistas controladores – os “mosqueteiros” Jorge Paulo Lemann, Beto Sicupira e Marcell Teles - existem ainda outras 10 razões para comprar ações da Ambev, segundo analistas do banco de investimento Bank of America Merrill Lynch.
Os analistas Fernando Ferreira, Isabella Simonato e Robert Ford, que assinam o relatório da Merrill Lynch enviado a clientes, voltaram à cobertura de Ambev. Eles estimam um preço justo de R$ 100 por ação, e recomendam a compra dos papéis pelas seguintes razões:
1 – Volumes – Segundo os analistas, os volumes de vendas da fabricante de bebidas estão se recuperando, e já devem mostrar melhora no segundo trimestre de 2013.
2 – Acessibilidade da marca – O relatório da Merrill Lynch destaca o bom posicionamento que a Ambev tem no mercado brasileiro, e sua capacidade de continuar ganhando participação de mercado, sobretudo no segmento de consumidores de menor renda .
3 – Unificação de ações – A Ambev tem planos de unificar suas ações, passando a negociar apenas papéis ordinários (ON, com voto) no mercado. Na nova configuração, cada acionista da empresa receberá cinco ações ON para cada papel que tiver, seja ele ON ou preferencial (PN, sem direito a voto).
De acordo com os analistas, essa mudança na estrutura societária da empresa poderia render um aumento de até 11% no lucro por ação e elevar o dividend yield (retorno em dividendos) em 2 pontos percentuais, para 6% ao ano.
4 – Baixo risco de fusões e aquisições – “Não enxergamos qualquer atividade relevante de fusões e aquisições após a mudança da estrutura societária”, dizem os analistas.
5 – Lei seca – Os analistas da Merrill Lynch destacam que, historicamente, a Ambev nunca apresentou queda nas vendas com o aumento das restrições ao consumo de álcool por motoristas.
6 – Bola na rede – De acordo com o relatório, um evento do porte da Copa do Mundo, que será sediada pelo Brasil