Amazonia
ESLI GARCIA DINIZ
1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Nº 28
MATÉRIA: SOCIOLOGIA
AMAZONIA
ARUJÁ
2010
Sumário
Introdução
Falar sobre a realidade do Amazonas torna-se um desafio, logo, não se pode deixar de ressaltar a seu imenso território de riquezas, com seus ecossistemas, sua imensa floresta e bacia hidrográfica, que sobressai o descompasso entre políticas desenvolvimentistas direcionadas a região e as demandas da população local, projetos implementados sem priorizar as reais necessidades dos diversos cenários geográficos, com suas populações nativas (indígenas, brancos e negros), com formações socioculturais diversificadas, porem em um quadro de pobreza e exclusão social. No passado disputada por vários países, o Amazonas vem sendo lentamente integrada à economia brasileira. "Pulmão do mundo", maior reserva da natureza selvagem, seu desafio, para o Brasil, é o de um aproveitamento equilibrado, ecológico.
A região e vista no mundo como um celeiro em potencial de fontes inesgotáveis de recursos naturais e reserva de grande parte da biodiversidade existente no planeta. O Amazonas não esta representada somente pelo seu enorme potencial natural, mas principalmente pelos impactos em nível internacional, nacional e regional contra riscos para gerações futuras de uma degradação ambiental.
Geograficamente, a região a que se dá o nome de Amazônia corresponde à bacia do rio Amazonas, um gigantesco losango verde que, na largura, vai da pequena cidade peruana de Pongo Manseriche até o norte do Maranhão, e na altura, cuja altura vai do delta do Orinoco, na Venezuela, ao norte de Mato Grosso, no curso médio do rio Juruena.
2. Cultura Local
Região em que se localiza o Estado do Amazonas, a Amazônia comporta uma diversidade cultural surpreendente até mesmo para seus próprios habitantes, decorrente, sobretudo, de sua formação étnica, em que o elemento indígena foi aos poucos absorvendo as