Amazonia
O Brasil, um país de grande dimensão territorial que apresenta consequentemente diversos componentes em sua diversidade, e a interação entre estes formam o que chamamos de domínio morfoclimático, e a Amazônia é o maior domínio do país, originado da forte relação entre clima, solo, fauna e flora, apresentando assim uma vasta biodiversidade. A presença do ser humano neste ambiente, apesar da baixa densidade demográfica, é bem perceptível graças à interferência que este realiza sobre a natureza. O homem necessita utilizar dos recursos naturais para sua sobrevivência, esta é uma condição natural que acontece desde tempos antigos, porém o erro está na exploração dada de forma insustentável, o que afeta o equilíbrio, podendo dificultar ou até mesmo impossibilitar num futuro próximo a harmonia desta relação.
1.AMAZÔNIA
A Amazônia situa-se no norte da América do Sul, com uma área de cerca de 5,5 milhões de km², desse total 60% está no território brasileiro na chamada Amazônia Legal, que compreende os estados: Amazonas, Amapá, Rondônia, Acre, Pará, Roraima, Tocantins, Mato Grosso e Maranhão. Os outros 40% estão divididos entre os seguintes países: Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa.
Características
A formação da Floresta Amazônica surgiu através da forte relação que há entre os elementos da natureza (clima, solo, fauna e flora), não podendo considerar um mais importante que o outro.
A Amazônia tem um papel fundamental na estabilidade do planeta, ela é responsável pela fixação de mais de uma centena de trilhões de toneladas de carbono, libera mais de 7 trilhões de toneladas de água todos os anos na atmosfera.Com a perda dessa vegetação esse carbono fica, cada vez mais, concentrado na atmosfera, ocasionando o aumento do efeito estufa.
Durante muito tempo, atribuiu-se à Amazônia o papel de “pulmão do mundo”. Hoje, sabe-se que a quantidade de oxigênio que a