Amapá
Amapá estado brasileiro situado a nordeste da região Norte do Brasil. Tem como limites: Guiana Francesa (N), Suriname (NO), o oceano Atlântico (L) e o estado do Pará (Se). Ocupa uma área de 143.453,7km2. A capital é Macapá. As cidades mais populosas são Macapá e Santana.
Amazonas, Jari, Oiapoque, Araguari, Calçoene e Maracá são os rios principais. A economia se baseia na extração da castanha-do-pará, da madeira e na mineração de manganês.
O estado do Amapá tem uma população de aproximadamente 620.000 habitantes e é dividido em 16 municípios. O Amapá é conhecido também como o Estado mais preservado. Menos de 1% de sua área de 143.453 km2 foi desmatado. Não existe acesso rodoviário ao estado, só fluvial e aeroviário.
A Estrada de Ferro do Amapá cuja construção foi iniciada em março de 1954 e concluída em fins de setembro de 1956, é destinada ao transporte de minério de manganês das jazidas de Serra do Navio ao Porto de Santana que tem um percurso de 193 km até Macapá.
Com o nome de capitania da Costa do Cabo Norte, o estado do Amapá foi doado ao português Bento Manuel Parente, em 1637 a região sofreu invasões de ingleses e holandeses, expulsos pelos portugueses.
No século 18 a França reivindicou a posse da área. O Tratado de Utrecht, de 1713, estabeleceu os limites entre o Brasil e a Guiana Francesa, que não foram respeitados pelos franceses. A descoberta do ouro e a valorização da borracha no mercado internacional, durante o século 19, promoveram o povoamento do Amapá e acirraram as disputas territoriais, em 01 de maio de 1900, a Comissão de Arbitragem de Genebra concedeu a posse do território ao Brasil, incorporado ao Pará com o nome de Araguari.
Em 1943 tornou-se território federal batizado como Amapá. A nova Constituição, promulgada em 05 de outubro de 1988, elevou o território do Amapá à categoria de Estado da Federação.
No ano de 2006 foi descoberto ruínas que parecem ser um observatório astronômico e