Amanda92
1199 palavras
5 páginas
Literatura 30 de Maio - É lançado em Buenos Aires o romance Cem Anos de Solidão do escritor colombiano Gabriel García Márquez, esgotando 8000 exemplares em duas semanas.
A primeira edição da obra foi publicada em Buenos Aires, Argentina, em Maio de 1967, pela editora Editorial Sudamericana, com uma tiragem inicial de 8.000 exemplares. Nos dias de hoje já foram vendidos cerca de 30 milhões de exemplares ao longo dos 35 idiomas em que foram traduzidos.
Muitos falam da necessidade de se ler Cem anos de solidão com um bloco de apontamentos ao lado, com o intuito de se traçar a árvore genealógica dos 500 mil Aurelianos, José Arcadios e variações destes mesmos nomes para compreender a teia de personagens que vai sendo criada à medida que os anos avançam. No entanto, a real essência está em ver a história além das suas personagens e entender o círculo que se fecha ante às previsões de um fim anunciado. Há diversos elementos que se entrelaçam formando um conjunto bastante interessante, pois, como disse Pablo Neruda, "este é o melhor livro escrito em castelhano desde Quixote".
1967 na música
O verão de 1967 ficou conhecido como "The Summer of Love" ("O Verão do Amor") em São Francisco. Este ano também tornou-se importante para o rock psicodélico com lançamentos de discos importantes como "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band", "Magical Mystery Tour" (ambos dos Beatles), "The Who Sell Out" (do The Who), "The Piper at the Gates of Dawn" (dos Pink Floyd), "Itchycoo Park" (do Small Faces), "Winds of Change" (de Eric Burdon & The Animals), "The Doors" e "Strange Days" (do The Doors), "Surrealistic Pillow" e "After Bathing at Baxter's" (ambos do Jefferson Airplane),"Forever Changes" (do Love), "Disraeli Gears" (do Cream), "Their Satanic Majesties Request" (dos The Rolling Stones), "The Velvet Underground and Nico" (do The Velvet Underground), e "Are You Experienced?" e "Axis: Bold as Love" (do The Jimi Hendrix Experience).
O ano destacou-se também pelo Festival Pop de