amanda quirino
Funções: retirar os nutrientes do alimento para gerar energia para o organismo.
- TGI = tubo oco que vai da boca até o ânus, em cada trecho há uma especificidade diferente (devido a vários tipos de epitélios).
* É um órgão muito especializado que se cortar a comunicação com o sistema nervoso central ele vai continuar funcionando graças ao sistema entérico (é um grupo de neurônios que controla o TGI).
- Inúmeros hormônios e transmissores fazem parte do sistema (como acetilcolina).
- Composto na maioria por músculo liso: contração segue todo o trato, as fibras vizinhas se contraem, como um dominó. (Músculo liso é involuntário).
- musculatura esquelética fica nos esfíncteres.
- O padrão de despolarização e repolarização é distinto flutuação constante do potencial de membrana (potencial em onda) e o limiar de polarização é distinto (é em ponta).
- Glândulas anexas interferem na fisiologia, por exemplo, o pâncreas. Pâncreas exócrino libera conteúdo aquoso com enzimas, além de bicarbonato que faz com o que o bolo alimentar ácido fique básico.
- Fígado: sistema hepático moléculas de gordura que são grandes são transformadas em moléculas menores (micelas), então o fígado faz esse processo, armazena-o na vesícula biliar e o libera quando necessário.
- A vesícula não é necessária para a sobrevivência, já que ela só armazena.
- Esteatose hepática acúmulo de lipídeos no tecido hepático está ligado com obesidade e cirrose.
- A capacidade de renovação das células do TGI é muito elevada, o que aumenta as chances de tumores.
PROCESSOS FISIOLÓGICOS DE TGI
- motilidade: é o movimento do TGI que ajuda na quebra dos alimentos aumentando a área de superfície de contato para aumentar a absorção.
- secreção
- digestão
- absorção
- excreção
ANATOMIA FUNCIONAL
- Tubo Digestivo: tem cerca de 9 m de extensão, inicia-se na boca e termina no ânus
Boca-> esôfago -> estômago -> intestino delgado -> intestino