Amanda Mourad
É o ramo da biologia que estuda as mudanças na Terra e nos organismos, durante milhões de anos.
Teorias Evolucionistas
Criacionismo
Visão religiosa que afirma que tudo é resultado da criação de Deus.
Panspermia Cósmica
“A Terra foi “contaminada” por organismos vindos do espaço”.
Os primeiros seres vivos foram formados pela coacervação de moléculas orgânicas encontradas em meteoritos que caíram no planeta, Essas moléculas seriam como esporos prontos para germinar.
Teoria Heterotrófica
Supõe que a forma mais simples de vida se desenvolveu a partir de substâncias inorgânicas, formando-se num ambiente complexo, um ser simples, incapaz de fabricar o próprio alimento. Por isso, eles eram heterótrofos e se alimentavam de substâncias orgânicas que estavam disponíveis no meio. Segundo essa teoria, com o passar do tempo, o alimento começou a acabar e esses seres foram obrigados, de acordo com a necessidade do meio, a evoluir, tornando-se autótrofos.
Abiogênese ou Geração Espontânea
Afirma que a vida pode surgir do inanimado. É defendida por Jean Baptista van Helmont.
Biogênese
Hipótese que afirma que uma forma de vida surge a partir de outra forma pré-existente.
Oparim
Oparim admitia que a ação de raios ultravioletas e de descargas elétricas das tempestades sobre a atmosfera primitiva, constituída basicamente por metano (CH4), Amônia (NH3), hidrogênio (H2) e vapor de água (H2O) permitiram o surgimento de moléculas orgânicas simplesEstas moléculas, sob ação de temperatura alta e chuva, deram origem ao “caldo nutritivo”, que originou as moléculas complexas, que, por sua vez, deram origem aos coacervados, que é um aglomerado de proteínas envokto ´por uma película.
Experimento de Stanley Miller-1953