Amanda Campos
AMANDA BATISTA CAMPOS
ELAINE MENDES
LILIANE MARQUES VIEIRA
SCHEILA DA SILVEIRA FERRO FELIX
TRABALHO E EDUCAÇÃO
NILÓPOLIS
2014
EDUCAÇÃO E TRABALHO
1) Diferencie consumo de consumismo. Relacione com a alienação e a noção de indústria cultural.
Consumo é o ato de adquirir e usar bens de consumo, alimentos e recursos naturais de forma a não exceder as necessidades. Consumo é uma atividade motivada por uma necessidade real, ou seja, o consumo se baseia em necessidades primordiais para o homem e para a sociedade na qual estamos inseridos.
Consumismo O consumismo, por outro lado, é o ato, ou hábito, de adquirir produtos em geral supérfluos sem que haja necessidade real, de maneira muitas vezes compulsiva, gerando até mesmo problemas financeiros para as pessoas.
Alienação é uma forma de tirar a identidade das pessoas.Uma pessoa alienada é aquela que age sem saber das coias.É uma pessoa que vive mas não da importância para o que se passa no mundo.Que não luta pelos seus ideais e que se submete a fazer qualquer coisa.
Indústria Cultural é o esclarecimento com mistificação das massas. Criada para criar estimulo para o consumo onde tudo se torna negócio
2) Nos textos lidos, apresente e justifique:
A) Uma prática produtiva: è a intervenção do homem na natureza. A agricultura e a indústria são exemplos evidentes de prática de produção.
B) Uma prática social: Ligada com a prática produtiva, pois se vinculam com as relações de trabalho e consumismo infantil.
C) Uma prática simbolizadora (subjetiva): Todo e qualquer conceito de trabalho e criação é considerada uma prática simbolizadora. Conceito de consumo é um exemplo de prática subjetiva.
3) De que forma a educação torna-se responsável por um consumo consciente? Podemos afirmar que a escola pode ser uma indústria cultural?