Amamentaçao
Benefícios da amamentação
Benefícios para a mãe
Benefícios sobre os ossos
Indaga-se sobre o efeito da amamentação no menor risco de morte por artrite reumatóide e há também controvérsia quanto a seu efeito contra certas fraturas ósseas, especialmente coxofemorais, pois há estudos mostrando que mulheres que amamentam apresentam menores ricos para osteoporose e menos fraturas8.
Benefícios em relação ao retorno do peso e liberação hormonal.
Muitos trabalhos foram publicados mostrando como a amamentação se relaciona à amenorreia pós-parto e ao consequente maior espaçamento inter gestacional. Outros benefícios para a mulher que amamenta são o retorno ao peso pré-gestacional mais precocemente e o menor sangramento uterino pós-parto (consequentemente, menos anemia), devido à involução uterina mais rápida provocada pela maior liberação de ocitocina, que é estimulada pela sucção precoce do lactente8.
Benefícios para os lactentes
Benefícios de prevenção das doenças infecciosas
Amamentar, além de ser um ato de amor, é um verdadeiro exercício para o bebê, pois colabora para o seu correto desenvolvimento crânio facial, sua saúde mental e psíquica. O aleitamento materno ajuda diretamente na redução das taxas de mortalidade e morbidade infantil, apresentando vantagens que foram comprovadas cientificamente, tais como seus aspectos nutricionais, imunológicos e sócioafetivos10.
Benefícios à cavidade oral
As crianças que são amamentadas no seio possuem menor probabilidade de adquirir hábitos orais nocivos. A criança que não recebe a amamentação natural tem a tendência de sugar o dedo para exercitar sua musculatura, pois sua fome vai ser saciada por meio de outros artifícios nutricionais. Nesse momento o hábito se instala. A sucção do polegar também pode ser decorrente de problemas ambientais, tais como carência afetiva, ansiedade, ciúmes, podendo ser prejudicial à criança10.
Já o uso prolongado de chupeta pode