Am Lie Poulain
CURSO DE PSICOLOGIA
AVALIAÇAO PSICOLOGICA
ODALIA SOUZA DSO SANTOS
ANÁPOLIS, GOIÁS
2015
FACULDADE ANHANGUERA DE ANÁPOLIS
CURSO DE PSICOLOGIA
ANÁLISE DA PERSONAGEM AMÉLIE POULAIN
Trabalho apresentado pela acadêmica do 3º período do curso de Psicologia, Carla Berti Bonesso, como forma de obtenção de nota para aprovação na disciplina Teoria Psicodinâmica I, sob orientação do professor Márcio Luppi.
ANÁPOLIS, GOIÁS
2011
Aluna:
Carla Berti Bonesso RA 1009761743
Professor: Márcio Luppi
Disciplina: Teoria Psicodinâmica I
Curso: Psicologia, Terceiro Período
ANÁLISE DA PERSONAGEM AMÉLIE POULAIN
INTRODUÇÃO
O Fabuloso Destino de Amélie Poulain é um filme francês dirigido por Jean-Pierre Jeunet com a atriz Audrey Tautou, lançado em 2001. Indicado a vários oscars e vencedor de prêmios pelo mundo todo, permite fazer uma analise psicanalítica. Já que seu desenvolvimento é mostrado desde a infância com uma certa introspecção em suas emoções.
Amelie é uma garotinha que cresceu isolada do convívio social. Filha de pais neuróticos, o pai, enquanto médico, examinava-a mensalmente, fato que o levou a perceber batimentos cardíacos acelerados em Amélie, levando-o a afastar Amélie do convívio social com a idéia descabida de que ela poderia ter um problema mais grave no coração; na verdade a aceleração cardíaca era devido à ansiedade gerada do contato pessoal com o pai que era muito distante.
A alfabetização de Amelie foi realizada pela mãe que tempos depois morre de uma forma muito estranha. Assim cresceu Amélie, longe de outras crianças e isolada entre os limites do seu lar, o que irá refletir intensamente em sua idade