Além do determinismo e do possibilismo: a proposta de hartshorne
Hettner foi um dos grandes geógrafos alemães, tinha uma grande preocupação que estava voltada para a natureza do conhecimento geográfico, para ele a Geografia era uma ciência do espaço que analisa as causas das diferenciações das porções da superfície da Terra, sendo ao mesmo tempo uma ciência natural e humana e sempre teve uma preocupação de caráter ecológico, analisando a ação do homem sobre a natureza. Hettner propõe a Geografia abordando uma busca racional do terceiro caminho para a análise geográfica, que não fosse o determinismo e o possibilismo geográfico.
Com esses mesmos conceitos de Hettner, Hartshorne introduz esse pensamento nos Estados Unidos, bem mais desenvolvido do que o de seu antecessor, conseguindo assim uma articulação entre a Geografia Regional e a Geografia Geral.
Na Geografia Regional ou Idiográfica seu pensamento era de que quanto mais profunda a análise, maior o conhecimento de realidade local. Os fenômenos variam de lugar a lugar e as suas Inter-relações também variam. Os elementos possuem relações internas e externas à área.
Na Geografia Geral ou Nomotética seu pensamento era de que quanto maior a simplicidade dos fenômenos relacionados, maior a possibilidade de generalização. A Geografia Nomotética abriu novas vertentes no estudo Geográfico agilizando o estudo regional e criando perspectivas de planejamento e diagnósticos.
Hartshorne usa o conceito de Kant, ou seja, ele o espaço em si não existe, o que existe são os fenômenos que se materializam neste