alças de içamento
PERÍCIAS – IBAPE/SP - 2009
NATUREZA DO TRABALHO: PERÍCIA
RUPTURA DE UMA ALÇA METÁLICA PARA IÇAMENTO DE PEÇAS PRÉFABRICADAS DE CONCRETO: APLICAÇÃO DE MODELAGEM EM ELEMENTOS
SÓLIDOS SOB FADIGA NA PERÍCIA
RESUMO:
O presente trabalho expõe os procedimentos utilizados no âmbito de uma perícia judicial para a investigação das causas da ruptura de uma alça metálica utilizada para içamento de peças pré-fabricadas de concreto, a qual vitimou fatalmente um funcionário de uma empresa construtora.
Palavras-chave: modelagem computacional, colapso estrutural, fadiga, concreto pré-moldado, solda.
XV COBREAP – CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE AVALIAÇÕES E
PERÍCIAS – IBAPE/SP - 2009
1 - INTRODUÇÃO
O concreto pré-moldado tem encontrado diversas aplicações na construção civil brasileira, muito embora sua utilização no Brasil ainda seja considerada modesta em comparação com alguns países, sobretudo os desenvolvidos.
Como conceitua a NBR 9062 – Projeto e execução de estrutura de concreto prémoldado – um elemento pré-moldado é aquele executado fora do local de utilização definitiva da estrutura, com controle de qualidade. Já elemento pré-fabricado é o elemento pré-moldado executado industrialmente, mesmo em instalações temporárias em canteiros de obra, sob condições rigorosas de qualidade.
Uma vez disponibilizado na obra, o elemento pré-moldado é transportado até a sua posição definitiva, em uma operação conhecida como montagem. A montagem normalmente é feita com o auxílio de dispositivos de içamento, particularmente mediante alças de içamento, as quais devem ser adequadamente dimensionadas como preceitua a NBR 9062.
O caso ora objetivado tratou-se de uma perícia técnica de engenharia para a determinação das causas da ruptura da alça de içamento ocorrida em uma das obras de uma construtora, requerida no processo judicial, colapso que vitimou fatalmente um dos funcionários dessa