alvim
Catalisador ou conversor catalítico é um dispositivo que converte três componentes nocivos do sistema de escapamento do carro em compostos inofensivos.
Os três compostos nocivos são:
• hidrocarbonetos (na forma de gasolina não queimada)
• monóxido de carbono (formado pela combustão da gasolina)
• óxidos de nitrogênio (criados quando o calor no motor força o nitrogênio do ar a se unir ao oxigênio) .
O monóxido de carbono é um veneno para todo ser que respira. Os óxidos de nitrogênio formam névoa fotoquímica (smog) e chuva ácida e os hidrocarbonetos também forma esta névoa.
Em um conversor catalítico, o metal catalisador (na forma de platina, ródio e paládio) é envolto em núcleos cerâmicos ou contas cerâmicas que são abrigados numa caixa parecida com um silenciador, anexada ao cano do escapamento.
O catalisador ajuda a converter o monóxido de carbono em dióxido de carbono. Ele converte os hidrocarbonetos em dióxido de carbono e água. Converte, também, óxidos de nitrogênio em nitrogênio e oxigênio.
Em minha pesquisa um problema encontrado é a demora na execução da nota fiscal eletrônica, no sistema SEFAZ atrapalhando a saída e entrada de mercadorias no estoque, ainda não a identificação do problema e orientações sobre possível solução sendo que as informações são de que o sistema esta temporariamente fora do ar.
A ocorrência de perda de venda em decorrência da demora da nota fiscal e descontentamento dos clientes e também dos entregadores que não conseguem concluírem suas entregas no tempo programado.
A solução seria a substituição ou adequação desse sistema.