Alveolite dentaria
Definição: alveolite é uma forma de osteíte, oriunda da cortical óssea alveolar.
Sinonímia: alveolite seca dolorosa ou dry socket, oeteimielite focal, osteíte alveolar, oeteomielite superficial aleolar, alveologia e alveolite fibrinolítica.
Etiologia: atribuem-se varias causas às alveolites. Birn,(1973) considerou como fatores etiológicos principais: suprimento sanguíneo insuficiente, infecção do alvéolo, aumento da atividade fibrinolítica no coágulo sanguíneo, infecção prévia a extração e traumatismo do osso alveolar durante a extração. Infecções pré-operatorias são fatores predisponentes, e entre elas mercê destaque a pericoranarite ( 1978)
Ocorrência: de acordo com Jense (1973) e Mcgregor (1968), está em torno de 3% sendo mais comum após exodontias isoladas, e em alvéolos de pré-molares e molares inferiores. A faixa etária mais atingida é a de trinta e quarenta anos e com predominância pelo sexo feminino, por ser talvez o que mais procura tratamento odontológico.
Diagnóstico: é efetuado geralmente três a quatro dias após a exodontia. A sintomatologia dolorosa é severa, de natureza pulsátil e que não cede a ação de analgésicos comuns. Na mandíbula, a dor irradia-se do alvéolo afetado para a orbita e região frontal. A dor é intensa porque filetes nervosos não mielinizados ficam desprotegidos após a desintegração de coagulo, e expostos a ação irritante das toxinas bacterianas, restos alimentares e produtos em degradação.
Tipos de alveolite: alveolite seca e “úmida”
Alveolite seca: a cortical óssea alveolar, desnuda, é revestida por tecido imperativa para a cura e Alívio dos sintomas. Nesses casos preferimos manobras operatórias de debridamento, com substancias químicas. A irrigação é feita inicialmente com solução de iodeto de sódio a 2% e água oxigenada 10 volumes misturados em partes iguais.( Marques e Albergaria Barbosa), seguida de irrigação abundante com soro fisiológico, sem necessidade de anestesia.
A seguir, é uma boa norma o