ALVENARIAS
É o mais antigo sistema construtivo usado pela humanidade. Nos tempos bíblicos, o pessoal da Babilônia já construía com tijolos de barro seco ao sol, os antigos egípcios usavam alvenaria de pedra, e na Idade Média foram construídas pontes e catedrais que estão de pé até hoje, e provavelmente ainda estarão por lá durante muitos séculos. A Alvenaria Estrutural substitui dois principais sistemas de uma construção: a estrutura de concreto armado e os fechamentos de alvenaria. Portanto, na Alvenaria Estrutural as paredes da edificação são também a estrutura que suporta todas as cargas: além do peso próprio, também das lajes, coberturas e carga, além de fatores externos como o vento.
VANTAGENS
Redução do custo da obra: A alvenaria estrutural pode representar uma redução de até 30% no custo final de uma obra em relação ao sistema convencional. Como não ocorre quebra de blocos, desperdiça-se pouco material, canos e fios passam por dentro dos blocos ao mesmo tempo que a parede sobe.
Como a casa será mais leve, você ainda economiza nas fundações. Redução no uso de argamassa.
Canteiro fica mais limpo e organizado: menor risco de acidente para o trabalhador.
DESVANTAGENS
Limitação de grandes vãos e balanços: A limitação fica por conta de prédios com poucas paredes (muitas fachadas de vidro ou com divisórias internas móveis) Restrição quanto a possibilidade de mudanças não planejadas: deve ser evitada em edifícios onde as paredes não são planejadas, para permitir liberdade de modificações nas divisões internas.
Alvenaria de Vedação
É uma alvenaria que não é dimensionada para resistir a ações além de seu próprio peso. A vedação vertical é responsável pelo fechamento da edificação e também pela compartimentação dos ambientes internos. A maioria das edificações executadas pelo processo construtivo convencional (estrutura reticulada de