alvenaria
Conceito da Alvenaria Estrutural São paredes dimensionadas com a finalidade de suportar as cargas dos pisos. Sua capacidade é o resultado do conjunto de materiais constituídos, tais como o bloco de concreto estrutural, a argamassa e o graute, ou seja, além das funções de uma alvenaria convencional (vedação, divisão de ambientes e isolamento termo – acústico) a alvenaria tem a função estrutural de substituir pilares e vigas. A remoção de qualquer parede fica sujeita a análise e execução de reforços. Assim, a alvenaria estrutural é uma técnica construtiva que difere do sistema clássico pilar/viga/laje.
Tipos
Alvenaria Estrutural Não Armada Constituída de blocos assentados com argamassa, podendo ter armaduras sem função estrutural.
Alvenaria Estrutural Armada / Parcialmente Alvenaria onde há a colocação de armaduras (verticais e horizontais) nos blocos e calhas U grauteadas (graute: um micro-concreto de grande fluidez) envolvendo barras e fios de aço sendo essas dimensionadas para absorver esforços calculados.
∙Estudos realizados por especialistas em construção, comprovam que a alvenaria estrutural com blocos de concreto permite reduzir o custo das obras em até 30% (em torres de até quatro pavimentos) e 15% (em torres com 20 pavimentos), com ganhos ambientais, por praticamente não gerar rejeitos de canteiro e quase não utilizar fôrmas e escoras de madeira.
Para o cálculo de alvenaria com blocos de concreto utilizamos a NBR 10837 – Cálculo de Alvenaria Estrutural em Blocos Vazados de Concreto.
A norma de alvenarias estruturais é a NBR 15.961/2011: Alvenaria Estrutural – Blocos de Concreto