Alvenaria Estrutural
A indústria de construção civil no Brasil está numa fase bastante favorável e vem crescendo cada vez mais, juntamente com a inserção de novos sistemas construtivos e é urgente que se usem tecnologias inovadoras, proporcionando qualidade e ao mesmo tempo, menor custo que os sistemas construtivos convencionais aplicados no país. Destes sistemas, a alvenaria é um processo construtivo presente em todas as regiões, tendo seu uso como vedação ou como estrutura, a chamada alvenaria estrutural.
A alvenaria estrutural é um processo construtivo bem importante para quem quer economia e agilidade na sua obra. Infelizmente esse processo construtivo não é tão bem discutido, principalmente os métodos de construtibilidade que podem fazer com que este método seja mais econômico e mais rápido que o método construtivo convencional, logo este ultimo acaba sendo mais usado.
Neste trabalho será mostrada um pouco da história da alvenaria estrutural, sua utilização, elementos construtivos e projetos complementares, como de instalação, produção e revestimento.
2. HISTÓRIA
Desde o homem primitivo há a necessidade de proteção contra as intempéries (vento, chuva, sol, desmoronamento), assim surge como forma de solução o que hoje chamamos de alvenaria. Porém, por mais remoto que seja o inicio da alvenaria, o que surgiu com o homem primitivo não foi o conceito da alvenaria convencional, mas sim o da alvenaria estrutural.
Para Fernandes e Silva Filho, a alvenaria estrutural é um processo construtivo onde a parede além de servir como elemento de vedação, serve também como elemento portante, suportando o peso da estrutura e passando-o para a fundação. Assim é possível inferir que não é necessário nesse caso o uso de pilares e vigas nas construções.
A exemplificar o uso da alvenaria estrutural (A.E) na Antiguidade, temos monumentos históricos como a Basílica de Santa Sofia (Istambul, Turquia, 532 DC), A cidade de Carcassonne (França, 485) (figura 2), Tumbas de Gurgan (Irã, 1400),