ALVENARIA ESTRUTURAL
ALVENARIA ESTRUTURAL
São Paulo 2012
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
ALVENARIA ESTRUTURAL
Carlos Eduardo Barbosa RGM
Galdino O. Aragão Neto RGM
Juan Torres RGM
Rubia D. S. Barão RGM
Vanessa N. Diniz RGM 89586-5
São Paulo 2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
DEFINIÇÃO
HISTÓRICO
COMPONENTES DA ALVENARIA ESTRUTURAL UNIDADE ARGAMASSA
GRAUTE
ARMADURA
ASPECTOS TÉCNICOS E ECONÔMICOS
ALVENARIA ESTRUTURAL
1. INTRODUÇÃO
A alvenaria estrutural é um dos métodos mais colocados em prática na área da construção civil hoje em dia, seja qual for a dimensão da edificação. Esse método é utilizado há bastante tempo na África e na Europa e tem se popularizado no Brasil por proporcionar redução de custo em até 30%.
Sua execução é caracterizada por um dos mais simples e eficientes métodos construtivos, tendo em vista sua simplicidade de ser projetada e dimensionada além de fácil racionalização.
2. DEFINIÇÃO
Alvenaria estrutural é definida por processo construtivo que se caracteriza pelo uso de paredes como principal estrutura de suporte do edifício dimensionadas através de cálculo racional. Na alvenaria estrutural a parede desempenha um duplo papel: vedação e suporte estrutural. (Franco, L.S., 2004).
3. HISTÓRICO Um dos processos mais antigos utilizados pelo homem é a alvenaria estrutural. Contudo, há de se observar que, ao longo desses tempos, os elementos que a compõe são substituídos por outros, para uma melhor adequação no que concerne ao aparecimento dos novos materiais industrializados. No ano quatrocentos e oitenta A.C., edificavam-se casas com pedras já preparadas nas pedreiras. Temos vários exemplos de utilização de alvenaria estrutural como:
Torre de Babel onde foram fabricados tijolos queimados para sua execução.
Edifício Manadnock, construído em Chicago de 1889 à 1891. Símbolo clássico da moderna alvenaria estrutural com 16 pavimentos, 65 metros