Alvenaria estrutural
Estrutura convencional
Alvenaria estrutural
Facilmente adaptável às formas, por ser lançado em estado semi fluído; Economia nas construções pela possibilidade de obtenção de materiais nas proximidades da obra; Facilidade e rapidez na construção com o uso de peças pré-moldadas, estruturais ou não, e de tecnologias avançadas para a execução de formas e escoramentos.
Durabilidade elevada; Boa resistência a choques, vibrações e altas temperaturas.
Fissuração inerente resistência a tração;
à
baixa
Consumo elevado de formas de madeira, escoramento e execução lenta. As normas técnicas determinam prazos mínimos para a retirada de formas e respectivos escoramentos, para as diferentes peças estruturais; Dificuldade em adaptações posteriores. Alterações significativas na edificação exigem revisão de projeto estrutural, o que implica, muitas vezes, a necessidade de reforço na estrutura.
Vantagens
Desvantagens
Utilização de blocos de melhor qualidade, preferencialmente com furos na vertical para facilitar a passagem de instalações; Planejamento prévio; Projeto da produção; Treinamento da mão-de-obra; Utilização de família de blocos com blocos compensadores para evitar a quebra de blocos na execução; Redução drástica do desperdício de materiais; Melhoria nas condições de limpeza e organização do canteiro de obras.
Necessário o planejamento e concepção do projeto de alvenaria; Necessária compatibilização projetos; a de
Imobilidade ou imutabilidade de algumas vedações presentes na edificação.
Vantagens
Desvantagens
Fonte: Téchne, 2003
A função básica da alvenaria comum é a vedação (ou fechamento), enquanto a alvenaria estrutural substitui dois principais sistemas de construção: A estrutura de concreto armado e os fechamentos de alvenaria;
A alvenaria estrutural é um sistema construtivo que evoluiu bastante,