alvenaria estrutural
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
Ricardo César Ferreira da Silva
ALVENARIA ESTRUTURAL DE BLOCO DE CONCRETO
RECIFE 2013
Ricardo César Ferreira da Silva
CONCRETO
Trabalho apresentado ao professor Sergio Rego Barros, como pré-requisito avaliativo da disciplina de Construção Civil I .
RECIFE 2013
SUMÁRIO
1. ALVENARIA ESTRUTURAL 4
1.1Breve Histórico 4
1.2 Materiais Constituintes 5
1.2.1 Blocos de Concreto 5
1.2.2 Argamassa 6
1.2.3 Graute 6
1.3 Processo Executivo 7
1.3.1 Marcação da Primeira Fiada 7
1.3.2 Primeira Elevação 7
1.3.3 Segunda Elevação 8
1.4 Vantagens e Desvantagens 9
REFERÊNCIAS 11
1. ALVENARIA ESTRUTURAL
A alvenaria estrutural é um sistema construtivo, no qual os elementos que desempenham a função estrutural são de alvenaria, ou seja, os próprios blocos de concreto, funcionando em substituição aos pilares e vigas utilizados nos processos construtivos tradicionais, sendo dimensionado segundo métodos de cálculos racionais e de confiabilidade determinável.
Neste processo construtivo, as paredes constituem-se ao mesmo tempo nos subsistemas estrutura e vedação, fato que proporciona uma maior simplicidade construtiva e consequentemente um maior nível de racionalização.
A alvenaria estrutural é um processo construtivo que pode ser empregado tanto em casas como em edifícios de múltiplos pavimentos. Há dois tipos de alvenaria estrutural: não armada e armada.
A primeira, vem sendo tradicionalmente utilizada em edificações de pequeno porte, como residências e prédios de até 8 pavimentos. Emprega como estrutura-suporte paredes de alvenaria sem armação. Os reforços metálicos são colocados apenas em cintas, vergas, contravergas, na amarração entre paredes e nas juntas horizontais com a finalidade de evitar fissuras localizadas.
Já a alvenaria