alvenaria de vedação
Alvenaria é um tipo de sistema construtivo, constituído por um conjunto de elementos rígidos como tijolos e blocos, sobrepostos em camadas e unidos ou não com a utilização argamassas. Esse sistema se divide em duas partes, a alvenaria estrutural e a de vedação, tema deste trabalho.
A alvenaria de vedação é responsável pelo fechamento da edificação e também pela compartimentação dos ambientes internos. Ela não tem função estrutural, mas esta sujeita a cargas acidentais como: deformações da estrutura de concreto, recalques de fundações e movimentações térmicas, etc.
A maioria das edificações executadas pelo processo construtivo convencional (estrutura reticulada de concreto armado moldada no local) utiliza para o fechamento dos vãos as paredes de alvenaria.
Propriedades que as alvenarias devem apresentar:
• Resistência à umidade e aos movimentos térmicos;
• Resistência à pressão do vento;
• Isolamento térmico e acústico;
• Resistência à infiltrações de água pluvial;
• Controle da migração de vapor de água e regulagem da condensação;
• Base ou substrato para revestimentos em geral;
• Segurança para usuários e ocupantes;
Evolução dos materiais e técnicas construtivas
Taipa - Taipas são paredes feitas de barro. Durante a construção esse barro é amassado dentro de formas de madeiras, onde fica até secar completamente e se tornar uma estrutura resistente. São paredes incombustíveis, isotérmicas e particularmente baratas. Embora seja um material de construção bastante utilizado, sobretudo em regiões argilosas, e tenha uma resistência comparável à do cimento, não foi muito usada para a construção de fortificações, pois têm como inconveniência serem facilmente atacadas por roedores e a fraca estabilidade a esforços laterais provocados pelas cargas da cobertura.
Pau-a-pique - A construção do pau-a-pique é uma técnica antiga e constitui-se em uma malha vertical de madeira ou bambu, amarrada com cipó, formando um grande