Aluno
TRABALHO DE QUÍMICA:
ELETROQUÍMICA
PROFª.: NEIDEMAR
PEDRO FERREIRA CARDOSO
N°: 17
T: 3211
CURSO: MECÂNICA
INTRODUÇÃO
Muitos não sabem e nem acreditam, mas a eletroquímjca está presente em todo o nosso cotidiano, e as vezes nós nem percebemos. É óbvio que isso se torna muito mais claro quando sabemos o lado científico da coisa, e o entendemos. E é isso que está proposto nesse trabalho, o entendimento do que é realmente a electroquímica e como ela está tão presente em nosso dia a dia.
Então, a partir de agora qualquer pessoa que ler, vai entender realmente o significado de eletroquímica e como funciona esse importante e complicado ramo da química.
ELETROQUÍMICA
A Eletroquímica é uma parte da química que se trata do estudo das reações químicas que ocorrem em uma solução, onde envolve-se um condutor (um metal ou um semicondutor) e um condutor iônico (o eletrólito), envolvendo trocas de elétrons entre o eletrodo e o eletrólito.
Este ramo da química aborda todos os processos químicos que envolvam transferência de elétrons entre substâncias, ou seja, a transformação de energia química em energia elétrica.
Produzindo transferência de elétrons, produzindo espontaneamente corrente elétrica quando ligado a um circuito elétrico ou produzindo diferença de potencial entre dois polos, é denominado pilha ou bateria. Quando tal processo ocorre, induzido pela ação de uma corrente elétrica de uma fonte externa, chamamos de eletrólise.
Os elementos envolvidos em uma reação eletroquímica são caracterizados pelo número de elétrons que têm. O NOX de um íon é o número de elétrons que este aceitou ou cedeu quando comparado com seu estado neutro, ou seja, NOX igual a zero. Se um átomo ou íon cede elétrons em uma reação, seu NOX aumenta e se aceita um elétron seu número diminui. A perda de elétrons de uma substância é chama-se oxidação, e o ganho, redução. Uma reação onde ocorrem oxidação e redução chama-se reação redox.
Para uma reação seja