Aluno
Motores W
Introdução:
Motores W, o que o W significa?
O princípio W, configuração do módulo do motor W;
Uma comparação
Com o crescimento da demanda por melhorias automotivas, gerou-se a necessidade do desenvolvimento de novos motores e do aprimoramento dos já existentes. A Volkswagen, ao fabricar os novos motores “W8” e “W12”, deu início a uma nova geração no setor automobilístico. Tais mudanças exigiram uma grande reviravolta nos critérios de produção.
O que o W significa?
A partir da disposição dos cilindros, com a combinação de duas espécies “VR”, diz-se que tal arranjo representa um “W”, surgindo daí a sua denominação.
O princípio W
Os motores “W” são configurados da seguinte maneira: dois bancos de cilindros com perfil “VR”, angulação interna de 15º entre si, que compõem um “V”, cuja angulação representa 72º. Quando em vista outras formatações de motores, a família “W” permite um maior aproveitamento do espaço interno do bloco, viabilizando a inserção de uma quantidade de cilindros relativamente alta.
Configuração do módulo do motor W
Dois motores “VR”, junto aos seus componentes, são associados, criando a disposição “W”, que varia seu número de cilindros entre 8 e 16.
Uma comparação
Quando se comparam os motores da família “W” e os da “V”, os primeiros se revelam muito superiores aos demais, uma vez que triunfam nos aspectos compacidade e desempenho.
Opinião:
O tema é evidentemente extenso, porém, tratando-se de uma introdução, não é possível abranger todos os seus detalhes. A questão é complexa, embora extremamente interessante, uma vez que engloba um conjunto de aspectos provenientes da área da mecânica.