aluno
As Organizações Globo formam-se de um grupo integrado de diferentes empresas que atuam em setores diferentes. As atividades da Organização são separadas em divisões independentes, compostas por várias empresas como a MIRA (Mídia Impressa e Rádio), Globopar (Globo Participações e Comunicações S.A) e Fundação Roberto Marinho.
O Grupo adotou esse modelo visando melhorar a coordenação das atividades dividindo o todo em especialidades e delegando a cada uma das áreas a autoridade funcional. O controle de uma estrutura deste porte é difícil, e facilmente poderia tornar-se altamente burocratizado caso o processo decisório ficasse nas mãos de uma única pessoa.
2. Qual é o critério de departamentalização utilizado para agrupar as unidades de negócio? Procure informações complementares e esboce o organograma da organização.
A departamentalização ocorreu devido ao tamanho conglomerado – uma centralização aumentaria muito a burocracia. Para o agrupamento do negócio, o critério é o da independência com metas a serem atingidas e quando não são alcançadas, reestruturações são feitas necessárias.
Os departamentos foram divididos em impressos, rádio, visual e social, sendo assim:
MIRA - Impressos e Rádio
Globopar (Globo Participações e Comunicações S.A) - Visual
Fundação Roberto Marinho - Social
3. Quais são as principais variáveis contingenciais descritas no caso que influenciam a estrutura organizacional do Grupo Globo?
Podemos destacar no ambiente interno o tamanho da organização, pois à medida que a organização cresce precisa adequar sua estrutura, dificuldade no controle da organização pela sua dimensão, o emperramento dos processos decisórios por causa da sua hierarquização, o corpo administrativo ser muito amplo, assim como os erros cometidos por eles.
Já no ambiente externo, podemos destacar como principal variável as mudanças que