Aluno
Dia 7 de maio foi o último dia para o eleitor regularizar, transferir ou emitir seu título para votar nas eleições municipais de 2008. No dia 29/4, o TRE divulgou em seu site uma nota com estudos realizados, na qual uma pesquisa aponta movimentação 30% maior que a demanda gerada por eleições gerais, onde são escolhidos os representantes para cargos estaduais e federais.
"A proximidade dos candidatos aos cargos municipais com a população é o fator determinante para essa diferença no movimento de eleitores", explica Mauro Sérgio Rodrigues Diogo, diretor geral do Tribunal Regional Eleitoral.
O levantamento realizado pelo TRE demonstra que, nas duas semanas anteriores ao encerramento do prazo para cadastramento de eleitores para as eleições municipais de 2004, foram realizados aproximadamente 130 mil atendimentos em todo o Estado. Já no período anterior ao encerramento do prazo para as eleições gerais de 2006, os cartórios de Mato Grosso atenderam cerca de 94 mil eleitores.
Em 2004, o movimento registrado pelos cartórios de Cuiabá superou 15 mil ocorrências. Em 2006, o número de pessoas atendidas girou em torno de 13 mil eleitores, uma diferença de aproximadamente 15 por cento entre os períodos eleitorais. Já em Várzea Grande, a diferença no número de atendimentos entre eleições gerais e municipais foi maior que o da Capital. Em 2006 os cartórios várzea-grandenses atenderam aproximadamente seis mil eleitores. Já no período anterior às eleições municipais foram atendidos quase oito mil pessoas, uma diferença superior a 20 por cento entre períodos eleitorais distintos.
"É por isso que neste ano de eleições municipais nós criamos novos postos de alistamento em Cuiabá e Várzea Grande. Só assim poderemos atender melhor essa demanda do público que tem até o dia 7 de maio para regularizar o título eleitoral e