aluno
CENTRO EDUCACIONAL 01 DO GUARÁ
DISCIPLINA: História
PROFESSOR: Gleidson
INDEPENDÊNCIA DA AMÉRICA ESPANHOLA
Junho/2014
CENTRO EDUCACIONAL 01 DO GUARÁ
DISCIPLINA: História
PROFESSOR: Gleidson
INDEPENDÊNCIA DA AMÉRICA ESPANHOLA
Turma: 2° C
Lucas Reis dos Santos n° 30
Junho/2014
INDICE
Introdução....................................................................................02
O processo de Independência.....................................................03
Os criollos....................................................................................04
Introdução
A partir do século XVI, a Espanha colonizou várias regiões da América. O sistema de colonização espanhola baseado na exploração dos recursos naturais e minerais das áreas dominadas. Os povos americanos (incas, astecas, maias e outros nativos) foram dominados, perderam suas terras e tiveram que seguir a cultura imposta pelos espanhóis. Estes povos nativos também tiveram que trabalhar de forma forçada para os colonizadores da Espanha.
A administração implantada pela Espanha nas colônias americanas era totalmente controlada pela metrópole e tinha por objetivo principal a obtenção de riquezas. As leis e suas aplicações eram definidas pela coroa espanhola e, portanto, serviam aos seus interesses políticos e econômicos.
No campo econômico o controle da metrópole sobre as colônias americanas era rígido. Os colonos só podiam comprar e vender produtos da Espanha. Esta espécie de pacto colonial era altamente desfavorável aos colonos americanos, pois acabam sempre vendendo a preços baixos e comprando a preços altos, gerando grandes lucros aos espanhóis.
02
O Processo de Independência
O processo de independência ganhou força no começo do século XIX,